Flash News
Mail Instagram Pinterest RSS
Navegue aqui

Conta de luz fica quase 12% mais cara, na segunda-feira


A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem, em reunião pública, o reajuste tarifário da concessionária Ampla Energia e Serviços S/A. No caso dos consumidores residenciais, as contas ficarão 11,93% mais caras. 
As novas tarifas entrarão em vigor a partir de segunda-feira, 15 de abril. Mais de 2,4 milhões de unidades consumidoras localizadas em 66 municípios do Rio de Janeiro serão atingidas pelo aumento.
Os índices aprovados agora pela Aneel devem incidir na tarifa reduzida, de acordo com a Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) anunciada em 24/01 e conforme dispõe a Lei Nº 12.873/2013. A redução anunciada na época foi de 20%.
Os percentuais aprovados de reajuste da distribuidora refletem, dentre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, o aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia, em especial a elevação do custo variável em função do aumento da geração térmica.
Ao calcular os índices de reajuste, a agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incidem o IGP-M e o Fator X, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.
Fonte: Redação Tribuna

0 comentários: