Flash News
Mail Instagram Pinterest RSS
Navegue aqui

Raul Gil: Uma fábrica de fazer sucessos


Nascido no bairro do Ipiranga, em São Paulo, no dia 27 de janeiro de 1938, o filho de imigrantes espanhóis, Raul Gil, começou a trabalhar muito cedo para ajudar os pais.

Primeiro foi trabalhar como feirante, vendendo pastéis, frutas e até azeitonas. Depois virou metalúrgico e foi trabalhar na fábrica Fundição Brasil e Termomecânica.

Aos oito anos foi levado pelos irmãos para assistir ao programa Clube do Papai Noel, na Rádio Difusora de São Paulo. Lá Raul percebeu que queria seguir carreira artística.

Alguns anos depois Raul Gil resolveu se inscrever em programas de calouros. Sua primeira apresentação foi na Rádio América, no programa Salomão Faz Justiça, em 1954. Raul foi rejeitado por 17 vezes e ainda assim não desistiu.

Em 1957, de tanto insistir, Raul foi convidado a participar de um programa de televisão, no qual Hebe Camargo era apresentadora. O concurso chamava-se Calouros Toddy e dessa vez, finalmente, Raul saiu vitorioso.

A partir daí, ele cantou em vários locais como parques de diversões e circos. O trabalho era realizado por um grupo de artistas, entre eles Adoniran Barbosa e Maria Tereza, humorista de destaque na época. Nesse mesmo período Raul participou da Caravana do Peru, comandada por Silvio Santos.

Em dezembro de 1960 nasceu Nanci, sua primeira filha, fato que de acordo ele trouxe sorte, pois ocorreu no mesmo dia em que ele estreou como cantor profissional no programa Alegria dos Bairros, da Rádio Record, apresentado por Geraldo Blota.

Raul sempre gostou de cantar boleros por influência dos pais. Chegou a gravar oito LP´s de 78 rotações, três LP´s e dois CD´s, todos com o ritmo caribenho.

Além de cantar, Raul Gil sempre gostou de humor e, por conta disso, gravou muitas músicas engraçadas como Pára Pedro e Maria Bonita.

Sua porção humorística foi a culpada por doze anos de participações em quadros e shows humorísticos, como o Show Riso e o My Fair Show, ambos pela TV Excelsior.

Suas imitações também lhe renderiam muitas oportunidades na televisão. Raul ganhou vários troféus e acumulou alguma grana.

Dessa forma, somando todas as suas qualidades, Raul logo se tornaria apresentador de programas de auditório, faltava apenas uma oportunidade.

Pois bem, a oportunidade surgiu em 1967, quando José Vasconcelos, apresentador de um programa na TV Excelsior, desistiu do programa em cima da hora. Chamaram Raul, que fazia shows em uma boate nas proximidades da emissora e ele aceitou.

Logo em seguida Raul faria sua estréia na própria TV Excelsior, com o programa Raul Gil Room, pela TV Excelsior.

O sucesso foi tão grande que outras emissoras disputariam o apresentador, por um motivo muito simples. Seus programas sempre deram grande audiência.

Em sua trajetória, Raul Gil revelou vários talentos da música brasileira. Sidney Magal, Gretchen, Cristian e Ralf, Só Pra Contrariar, Katinguelê, Simony, Mara Maravilha, Gera Samba (atual É o Tchan), Ultraje a Rigor e Titãs são apenas alguns dos muitos artistas que receberam ajuda do apresentador no início da carreira.

Seu programa de calouros sem teve ótimos candidatos, o que resultou na profissionalização de vários deles.

Mesmo com todo o sucesso, Raul Gil sempre gosta de ressaltar a importância de sua família em sua longa trajetória de sucesso.

Casado com Carmem Sanches há muitos anos, Raul é pai de dois filhos: Nancy, que é jornalista e Raul Gil Filho, que é diretor do programa do pai, desde os 18 anos de idade.

Junto da mulher e dos filhos, Raul comanda a empresa Luar Company, responsável pela produção do programa Raul Gil, pela administração de licenciamentos da marca, por um estúdio de som para gravações de CDs, jingles e trilhas sonoras e por uma produtora de vídeo, com estúdio e equipamentos próprios e pela gravadora Luar Music.

Em junho do ano passado Raul Gil trocou a Band pelo SBT, onde apresenta o seu tradicional programa nas tardes de sábado. E que vem se destacando no cenário gospel, sempre revelando nomes importantes da música gospel como Jotta A, hoje contratado pela Central Gospel Music, gravadora do Pastor Silas Malafaia.

Fonte: Assessoria.

0 comentários: